A presidente da Asamp, Alane Torres, participou de reunião durante essa quarta, 19, com entidades de representação dos servidores públicos do Estado do Tocantins para analisar a minuta da PEC e do Projeto de Lei Complementar encaminhados pelo governo à Assembleia Legislativa sobre a reforma da previdência.
As minutas foram analisadas na íntegra e os representantes presentes fizeram apontamentos sobre diversos temas. Conforme Alane, foi possível identificar avanços em relação à minuta anterior, por exemplo, com a redução da idade da mulher de 62 para 60 anos, na regra geral de aposentadoria e alteração na regra de transição, quanto à exigência de pontuação para os servidores que já estão vinculados ao RPPS e ao pedágio.
A Presidente destaca que, ainda assim, questões relevantes como o cálculo dos benefícios e a base de cálculos para as contribuições merecem ser aprimoradas e manifestou preocupação com as condicionantes da pensão por morte.
O texto proposto pelas entidades de classe será protocolado nesta quinta-feira no Palácio Araguaia e na Assembleia Legislativa.
Na reunião, também restou deliberada a realização de uma mobilização geral para a próxima semana, tendo em vista a audiência pública convocada para o dia 27, na AL.